quinta-feira, 29 de julho de 2010

O poder da fotografia

É impressionante como uma fotografia desperta emoções. Tenho em minha escrivaninha um porta retrato trazido do Canadá com uma foto do grupo que foi comigo. Tá, é um recorte de jornal, mas que foi suficiente para prender minha atenção durante alguns longos minutos. Aquele retrato está sempre ali, todos os dias. Já passou despercebido várias vezes, mas hoje, enquanto tentava estudar, o recorte chamou minha atenção.

Trata-se de uma foto do grupo ainda no aeroporto de São Paulo, antes de embarcarmos para o Canadá. Com o porta retrato em mãos, uma espécie de máquina do tempo imaginária me levou de volta àquele dia. Era a minha primeira ida ao exterior. Expectativa, ansiedade e adrenalina tomavam conta das 18 pessoas da foto. Mal sabíamos o que estava para acontecer naquela viagem. Hoje, não tenho mais o mesmo contato com o grupo como tinha antes. Porém, o que senti foi como se eles estivessem ali comigo no momento em que eu fitava a imagem. Relembrei histórias da viagem. Um sorriso automaticamente se abriu. Se fôssemos de novo, não seria igual. Agora já nos conhecemos melhor. E, naquele momento em que a foto foi tirada, mal sabíamos os nomes uns dos outros.

Ainda bem que esse momento foi registrado. A fotografia serve exatamente para isso: marcar momentos especiais e trazê-los a tona quando já parecem esquecidos.


Eis a foto que me prendeu a atenção

4 comentários:

  1. Tão bom ter uma recordação de um momento importante! Por mais que na hora não pareça, depois a gente fica relembrando... =)

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por fotografias. Não a fotografia como arte, mas essas que são recordações, que eternizam momentos. :)

    ResponderExcluir
  3. Forografia tem o dom de nos fazer relembrar os melhores momentos,as vzs até doi de saudade né?

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhh *---* Tu fez esse post em homenagem pra mim? hehe! capaz amor! Fotografia é algo mágico pra mim, certas fotos que vejo fico emocionada, pelo momentos, pelas pessoas! Sei como, tenho tantas fotos no meu quarto que me deixam muito bem! QUERO UMA FOTO CONTIGO TAMBÉM :D

    ResponderExcluir